sábado, 30 de março de 2013

Projeto do blog.


PROJETO DO BLOG

LITERATURA PORTUGUESA POESIA – PROFª Ligia Menna

Carolina Hermanas da Silva RA: B3437I-5
Cristiano da Silva Santos - RA: B30281-0
David Faula de Assunção - RA: B37954-5
Damaris Goes               - RA:B19539-8
Yuri Priscila   - RA:B4129E-9




ROTEIRO
DELIMITAÇÃO DO TEMA.
 O Ensino Da Literatura E As Novas Tecnologias.
           
Introdução:
Vivemos em uma época onde as tecnologias dominaram diversas áreas e aspectos sociais, em uma visão mais ampla, o mundo está dominado pelas novas tecnologias; computadores, aparelhos celulares, Ipads, Ipods, entre outros. Com esses avanços, as redes sociais começaram a tomar conta da cabeça dos jovens e adultos, tudo ficou mais fácil; pesquisas, trabalhos escolares entre outras atividades.
O que iremos abordar neste blog, primeiramente, é: Iremos transmitir essas ideias tao teóricas e maçantes de um jeito divertido e palevreado não muito culto por assim dizer.
A pergunta de muitos adolescentes: “Pra que estudar períodos da literatura portuguesa ?
A resposta é: Caráter de informação, simples assim, e que também cai em vestibulares e também pra você saber origem do todo esse lenga-lenga que você ouve em seu mp3, principalmente quando leva um pé na bunda.
Tudo começou em meados do século XII, quando um cara chamado Paio Soares escreveu um poema que era cantado ou declamado chamado:  Cantiga da Ribeirinha. Foi considerado o inicio da era trovadoresca.

OBJETIVOS
Geral:
Fazer uma abordagem mais simples e compreensível dos estudos de um dos períodos da literatura portuguesa, o trovadorismo, deixando – o mais interessante para os alunos do ensino médio nos dias de hoje. Será abordado de uma forma divertida e atual.
Especifico: Traremos como objetivo o movimento literário medieval,trazendo conosco as cantigas trovadorescas acompanhadas por músicas populares conhecidas.Pessoas como Chico Buarque,Caetano Veloso,entre outros,misturados em meio ás melodias trovadorescas.Ou seja,destacando as cantigas variadas,mas focando na cantiga de amigo.

JUSTIFICATIVA
Ao escolher este movimento,procuramos nos informar sobre o quê se tratava,sobre  em qual época o Trovadorismo surgiu,qual data,em que parte da história de Portugal e qual seriam as consequências,sejam graves ou proveitosas.

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO.
Leitura de textos e cantigas, videos de musicas com tematica trovadoresca, inclusive
musicas  populares conhecidas.
Leitura e seleção dos objetos de estudos, ou seja, textos literários aos quais os conceitos aprendidos possam ser aplicados.

Uma abertura de debates.

CONCLUSÃO.
Chegamos a conclusão de que através da internet,além de podermos conversar com outras pessoas e pesquisar sobre conteúdos interessantes,podemos também nos expressarmos por intermediário do blog,interagir com nossos alunos no futuro e nos relacionar diretamente com as redes sociais.Ou seja,ensinar através duma ferramenta ótima quando soubemos usa-la.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.
http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/trovadorismo---poesia-cantigas-de-amor-de-amigo-e-de-escarnio-e-maldizer.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Trovadorismo
http://letras.mus.br/chico-buarque/
Portugues: Literatura. William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhaes . 2° edição Editora Atual


Um comentário:

  1. Ok, pessoal. Somente agora vi que vocês transferiram todo o conteúdo para cá. Ok. Continuem com a pesquisa , postagens e comentários.

    ResponderExcluir